Tarefa - O Jogo Educativo
O jogo escolhido foi "Nomes de Animais".
É um jogo destinado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente ao 2.º ano de escolaridade.
Com este jogo, as crianças desenvolvem capacidades de identificação, associação, leitura e escrita, pois têm de ler as frases, que constituem pistas, e identificar o animal; associar às imagens; e por fim, procurar as letras e escrever corretamente a palavra.
Reflexão Crítica:
Deixamos ainda o site do Eu Sei, que foi onde explorámos este jogo e onde pode explorar muitos mais jogos, que abrangem a escolaridade obrigatória do 1º e 2º Ciclo e ainda o Jardim de Infância.
Olá colegas!
ResponderEliminarAdoramos o vosso jogo, pois num só jogo a criança é deparada com uma variedade de atividades para realizar e todos eles envolvendo a Língua Portuguesa.
Os sons que são emitidos quando colocamos uma palavra ajuda a despertar a a atenção da criança, para que continue o jogo até ao fim.
O jogo aqui apresentado “ Nome dos Animais” é um jogo que abrange a formação de palavras, capacidades de identificação e associação. Concordamos com a faixa etária que as colegas propuseram pois nesta fase, as crianças começam já a aprender a ler e a formar palavras. Um dos aspectos positivos que achamos importantes foi em relação ao jogador falhar numa letra, o próprio jogo não permite que ela lá fique, e sempre que acertam aparece o número de letras acertadas. O que faz com que a criança sinta mais entusiasmo para jogar e ganhar. Outro aspecto foi o facto de as crianças terem de procurar e identificar as letras, como escrever, sendo ajudadas com as imagens dos animais. E também com o facto de não existir limite de jogo, apesar disso achamos que este jogo é bastante rápido pois só tem 4 animais para descobrir e acaba logo o jogo. Quanto aos aspectos negativos concordamos com tudo o que as colegas referiram principalmente com o facto de não ser um jogo muito interactivo e de ser demasiado curto e sem design atractivo. Achamos também essencial referir que o jogo não dá nenhuma explicação específica de como se joga, e quanto às imagens não serem reais, pois como a professora referiu nas aulas, as imagens reais são muito importantes para as crianças terem a ideia do real e de perceberem melhor a imagem. Pensamos que as colegas não deveriam ter escolhido este jogo devido a ser demasiado simples e visto também ter aspectos mais negativos que positivos, mas contudo souberem identificar todos os aspectos negativos como positivos do jogo.
ResponderEliminarAna Flamino e Ana Fidalgo
Caras Colegas,
ResponderEliminarDepois de efetuarmos a leitura da vossa reflexão crítica e de explorarmos um pouco o jogo sugerido por vós, podemos identificar vários aspetos positivos relacionados com o mesmo.
Em relação à vossa reflexão, é uma reflexão bem organizada, pois nela está bem explicita a identificação do jogo sugerido, identificação do público-alvo a que se destina o mesmo e a sua explicação, em que nesta constam as regras. Por fim, achámos muito pertinente a importância que vocês deram em focar os aspetos positivos e os aspetos negativos do jogo, mas principalmente as sugestões dadas por vocês, em relação ao jogo, de modo a poder melhor alguns pontos negativos do mesmo, tornando este assim mais atraente à faixa etária a que se destina.
Caras alunas,
ResponderEliminaro link que colocaram na mensagem não nos leva ao jogo, fica na página inicial do site. Assim devia adicionar instruções adicionais para que se consiga chegar ao jogo.
A vossa reflexão está com qualidade mas, quando nas citações se utiliza excertos dos textos de autor, as referências devem incluir o número de página original.
Cumprimentos
Rosário
Cara professora,
Eliminarjá procedemos ás alterações, o link, vai agora dar diretamente ao jogo que era a nossa ideia inicial e deixamos mais no fim o link do site, para quem queira explorar outros jogos.
Já procedemos também à alteração do número da página nas citações, mas o documento está a demorar a carregar no youblisher, assim que tiver carregado atualizaremos a nossa mensagem.
Obrigada e cumprimentos
Inês Bastos e Viviana Alcobia