Páginas

sábado, 2 de novembro de 2013

Jogo: Descobrir os Antónimos e os Sinónimos

   No âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação, realizámos um jogo que trabalha a área da Gramática, mais especificamente os Antónimos e os Sinónimos. Este jogo tem como fim complementar o ensino desta matéria em sala de aula de maneira a que os alunos possam consolidar esta matéria. Deste modo, este jogo destina-se a crianças que já se encontrem a frequentar o 3.º ano do Ensino Básico, apesar de acreditarmos que as crianças que se encontrem no final do 2.º ano já o consigam jogar.
   Para realizarmos este jogo consultámos as “Metas Curriculares de Português, do Ensino Básico”, onde podemos ler que: os alunos já devem de “compreender formas de organização do léxico” (BUESCU, MORAIS, ROCHA, & MAGALHÃES, p. 25), identificando “relações de significado entre palavras: sinónimos e antónimos” (BUESCU, MORAIS, ROCHA, & MAGALHÃES, p. 25).

Este jogo é composto por 6 atividades: uma de completar frases com os antónimos; uma para ligar a palavra ao seu antónimo e ao seu sinónimo; um em que o jogador pode explorar os antónimos, carregando na palavra e ao fazê-lo aparece o seu antónimo e a respetiva imagem; outra para identificar as três palavras de significado semelhante num texto; outra semelhante é um em que o jogador tem várias palavras dispostas numa tabela e tem de encontrar os 4 sinónimos e por fim, uma sopa de letras onde o jogador tem de encontrar os sinónimos e antónimos da palavra fácil.
Para a realização do jogo recorremos também á utilização de imagens que retirámos da internet. No entanto, quer as frases, quer o texto utilizado foram criados por nós.


O jogo pode ser jogado através do site:

          


Bibliografia:
Imagens da atividade “Explorar Antónimos”:
 - Antónimo “Gordo – Magro” retirado de: http://www.google.com/imgres?imgurl=http://papodehomem.com.br/wp-

- Antónimo “Curto – Comprido” retirado de:

- Antónimo “Dia – Noite” de:

- Antónimo “Claro – Escuro” de:

- Antónimo “Frio – Calor” de:

- Antónimo “Alto – Baixo” de:


Outras Imagens:


- Imagem de Ilustração à Atividade de “Identifica os Sinónimos” retirada de: http://comps.canstockphoto.com/can-stock-photo_csp6837747.jpg


BUESCU, H. C., MORAIS, J., ROCHA, M. R., & MAGALHÃES, V. F. (s.d.). METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO 1.°, 2.° E 3.° CICLOS. Obtido em 30 de outubro de 2013, de http://www.portugal.gov.pt/media/675639/portugu_s.pdf

2 comentários:

  1. Caras alunas,
    a vossa mensagem tem vários tipos de letras sem que se perceba a intenção. Por favor corrijam.
    Não percebo a intencionalidade do jogo "encontra os quatro sinónimos". A sopa de letras está pouco clara pois não se percebe quantas palavras se devem procurar nem que palavras procurar. O jogo seguinte não consigo perceber que palavras devo encontrar.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Cara professora,
    já procedemos à alteração dos vários tipos de letra que existiam na nossa mensagem, não tinha qualquer intencionalidade, foi um lapso nosso e não nos apercebemos.

    No jogo "encontra os quatro sinónimos" o objetivo é que o jogador encontre as quatro palavras que são sinónimos, que serão: Feliz, Alegre, Animado e Contente.

    Quanto à sopa de letras, já procedemos à alteração evidenciando o número de antónimos e o de sinónimos que jogador deve procurar da palavra "fácil", que se encontra identificada: "Encontra o Sinónimo e os dois Antónimos da palavra: FÁCIL."

    Em relação ao jogo seguinte, realmente a questão estava um pouco confusa, mas já a reformulámos.

    Cumprimentos
    Inês Bastos e Viviana Alcobia

    ResponderEliminar