No âmbito da Unidade Curricular de Língua
Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação, realizámos um jogo que
trabalha a área da Gramática, mais especificamente os Antónimos e os Sinónimos.
Este jogo tem como fim complementar o ensino desta matéria em sala de aula de
maneira a que os alunos possam consolidar esta matéria. Deste modo, este jogo
destina-se a crianças que já se encontrem a frequentar o 3.º ano do Ensino
Básico, apesar de acreditarmos que as crianças que se encontrem no final do 2.º
ano já o consigam jogar.
Para realizarmos este jogo consultámos as “Metas
Curriculares de Português, do Ensino Básico”, onde podemos ler que: os alunos já
devem de “compreender formas de organização do léxico” (BUESCU, MORAIS, ROCHA, & MAGALHÃES, p. 25) , identificando “relações de significado
entre palavras: sinónimos e antónimos” (BUESCU, MORAIS, ROCHA, & MAGALHÃES, p. 25) .
Este jogo é composto por 6 atividades: uma de
completar frases com os antónimos; uma para ligar a palavra ao seu antónimo e
ao seu sinónimo; um em que o jogador pode explorar os antónimos, carregando na
palavra e ao fazê-lo aparece o seu antónimo e a respetiva imagem; outra para
identificar as três palavras de significado semelhante num texto; outra
semelhante é um em que o jogador tem várias palavras dispostas numa tabela e tem
de encontrar os 4 sinónimos e por fim, uma sopa de letras onde o jogador tem de
encontrar os sinónimos e antónimos da palavra fácil.
Para a realização do jogo recorremos também á
utilização de imagens que retirámos da internet. No entanto, quer as frases,
quer o texto utilizado foram criados por nós.
O jogo pode ser jogado através do site:
Bibliografia:
Imagens da atividade “Explorar Antónimos”:
- Antónimo “Gordo – Magro” retirado de: http://www.google.com/imgres?imgurl=http://papodehomem.com.br/wp-
- Antónimo “Curto –
Comprido” retirado de:
- Antónimo “Dia – Noite”
de:
- Antónimo “Claro –
Escuro” de:
- Antónimo “Frio – Calor”
de:
- Antónimo “Alto – Baixo”
de:
Outras Imagens:
- Fundo retirado de:
http://stockfresh.com/thumbs/vectomart/1978559_crian%C3%A7a-anivers%C3%A1rio-fundo-padrao-.jpg
- Imagem de
Ilustração à Atividade de “Identifica os Sinónimos” retirada de: http://comps.canstockphoto.com/can-stock-photo_csp6837747.jpg
BUESCU, H. C.,
MORAIS, J., ROCHA, M. R., & MAGALHÃES, V. F. (s.d.). METAS CURRICULARES
DE PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO 1.°, 2.° E 3.° CICLOS. Obtido em 30 de outubro
de 2013, de http://www.portugal.gov.pt/media/675639/portugu_s.pdf
Caras alunas,
ResponderEliminara vossa mensagem tem vários tipos de letras sem que se perceba a intenção. Por favor corrijam.
Não percebo a intencionalidade do jogo "encontra os quatro sinónimos". A sopa de letras está pouco clara pois não se percebe quantas palavras se devem procurar nem que palavras procurar. O jogo seguinte não consigo perceber que palavras devo encontrar.
Cumprimentos
Rosário
Cara professora,
ResponderEliminarjá procedemos à alteração dos vários tipos de letra que existiam na nossa mensagem, não tinha qualquer intencionalidade, foi um lapso nosso e não nos apercebemos.
No jogo "encontra os quatro sinónimos" o objetivo é que o jogador encontre as quatro palavras que são sinónimos, que serão: Feliz, Alegre, Animado e Contente.
Quanto à sopa de letras, já procedemos à alteração evidenciando o número de antónimos e o de sinónimos que jogador deve procurar da palavra "fácil", que se encontra identificada: "Encontra o Sinónimo e os dois Antónimos da palavra: FÁCIL."
Em relação ao jogo seguinte, realmente a questão estava um pouco confusa, mas já a reformulámos.
Cumprimentos
Inês Bastos e Viviana Alcobia